• O que é e para que serve um mini DVD
  • Os mini DVDs servem exatamente para as mesmas funções que um DVD comum. São compatíveis com os leitores e gravadores comuns e gravam o mesmo tipo de informação. A diferença está somente no tamanho do disco.

    Enquanto que um disco comum tem 12 cm de diâmetro, o mini DVD tem 8 cm de diâmetro. O espaço para gravação também é menor: 1.5 a 2.8 gb de dados. Para saber o tamanho de um disco desses e como usar em seu computador, basta abrir a gaveta do leitor de CD/DVD. Na gaveta há duas marcas concêntricas. A de fora serve para receber um DVD comum. A menor, por dentro, serve para o mini DVD. Assim, todos os players são equipados para esse tipo de mídia.

    Apesar disso, as principais utilizações são no console Gamecube da Nitendo e nas camcoders da Sony. Os players que funcionam com a gaveta na posição vertical precisam de um adaptador para usar o mini DVD, a menos que tenham um pino central para encaixe, pois ele se desliza da gaveta comum. Se a gaveta for horizontal, comonos players comuns e nos computadores e notebooks, não há problemas.

    Fora o tamanho, o mini DVD é idêntico aos demais. Normalmente é usado para gravar pequenos filmes, para campanhas de publicidade, por serem menores e fáceis de distribuir. Além disso, custam menos que o DVD normal, o que os torna vantajosos na distribuição de conteúdo publicitário.

    Um mini DVD é também importante para distribuir programas de computador. Apesar de pequenos, cabem mais que o dobro de dados que um CD comum, que suporta no máximo 700 mb de dados.

    Os mini DVDs podem ser encontrados nos principais distribuidores de mídia virgem para gravação. Por não serem muito procurados, não são tão fáceis de encontrar como seus correspondentes grandes. No entanto, para quem deseja impactar com uma mídia curiosamente diferente, mas totalmente compatível com as outras, pode comprar nas lojas virtuais, onde são fáceis de encontrar.

    O que é um Mini CD

    Abra a gaveta de CD ou DVD de seu computador e observe. Há um círculo grande que cabe exatamente um CD ou DVD comum e um outro círculo menor, dentro do maior, que marca os limites de um mini CD. Portanto, um mini CD nada mais é que um CD menor. Um CD comum tem 12 cm de diâmetro e cabe 700 mb de dados, ou oitenta minutos de música, enquanto que um mini CD possui 8 cm de diâmetro e 180 mb, ou 23 minutos de música.

    Portanto, os aparelhos de leitura de CD de computadores já são fabricados para ler os dois tipos de mídia, apesar de pouca gente conhecer ou usar os mini CDs. Fora o tamanho e o espaço disponível para gravação, todo o resto é idêntico aos CDs comuns: processo de gravação e leitura, formato de dados suportado, tudo mais.

    No computador, o mini CD fica encaixado no local reservado a ele,sendo lido sem problemas. Nos demais leitores, é preciso verificar. Quando o leitor tem um pino central, vai ler sem problemas. Basta encaixar o mini CD no pino. Se a gaveta for vertical sem pino, pode haver problemas, pois o mini CD pode não ter suporte para ficar na gaveta. Nesse caso, há um adaptador que aumenta o tamanho do mini CD para ficar igual ao CD comum.

    Devido ao baixo custo (custam menos que o CD comum) e ao tamanho, os mini CDs são muito usados para distribuir informações gratuitas por lojas e empresas de propaganda. Além disso, alguns dispositivos eletrônicos foram projetados para usar somente esse tipo de mídia.

    Um CD é gravado do centro para a borda. Por causa disso, algumas empresas de propaganda recortam o CD comum de 12 cm, usando uma máquina especial para isso, dando a eles o formato da logomarca ou de algum produto e gravam dados publicitários como filmes, músicas ou programas. O resultado é um CD com formato personalizado, que roda normalmente nos equipamentos de CD como se fossem um CD normal ou mini CD. É o mesmo princípio dos cartões CD, que possuem formato de cartão e permitem a gravação de dados como um CD comum.




Subir