0

Cd-r áudio


  • CD-R Áudio
  • CD-R Áudio

    Uma das tecnologias consideradas mais utilizadas no mundo da computação é a gravação de CDs, e sejam de dados ou mesmo sejam de músicas. Com toda a popularização dos aparelhos gravadores de CDs e automaticamente a consequência de redução de custos vem cada vez mais sendo comum este tipo de hábito. E por isso a seguir iremos falar como funcionam os cds graváveis e também os cds regraváveis que são os chamados CD-R e CD-RW.

    Conheça a história das mídias de CD

    No mercado existem alguns tipos diferenciados de cds onde é possível se gravar dados e músicas, que é o CD-R (Compact Disc Recordable) e CD-RW (Compact Disc Recordable Rewritable). O primeiro deles permite que os dados possam ser gravados e regravados em um cd apagando e colocando dados nele novamente. O que tem uma grande diferença entre os tipos de cd é o material utilizado. No caso do CD - RW existe um tipo de material, este que quando é queimado pelo laser do gravador de CD deverá sofrer uma transformação onde é possível o alterar, e o R o material não é possível ser alterado, deixando a sua mídia como um cd comum. O CD - RW também sobre um material do tipo de mudança de fase, onde existe uma espécie de partícula que sofre a ação do laser para armazenar os dados e depois poderá ainda sofrer outras ações voltando para os estados originais permitindo ainda que as informações possam ser gravadas novamente. Veja a seguir como são montados os cds r e rw.

    A Mídia de CD-R

    Esta é constituída de camadas. E o material utilizado é o que forma a cor da mídia, ou seja prateado, dourado, azul, verde ou outros. Para o CD R por exemplo, é utilizada de forma básica cinco camadas, onde uma é a superfície de proteção, a segunda o laqueamento, a terceira é a camada reflexiva, a quarta é a camada de gravação e a quinta é a base plástica.

    A mídia de CD - RW por sua vez conta com seis camadas e substitui as camadas reflexivas por uma espécie de material que altera a sua forma, permitindo uma regravação.

Subir